quarta-feira, 30 de maio de 2007

Estudo de texto

BRASÍLIA - O presidente do Senado, Renan Calheiros, disse nesta quarta-feira, 30, que já fez tudo o que podia e que caberá aos integrantes do Conselho de Ética avaliarem o seu caso. Segundo reportagem da revista Veja, Renan teria parte de suas despesas pessoais pagas pelo lobista Cláudio Gontijo, da construtora Mendes Júnior, o que ele nega.

Renan disse que pretende "viver este calvário sozinho" e não permitirá que questões pessoais envolvam a vida de outras das pessoas. A versão do senador é de que Gontijo apenas intermediava o negócio por ser seu amigo e que o pagamento era feito com recursos próprios.

Renan não apresentou documentação suficiente que comprovasse todos os depósitos ao fazer sua defesa em plenário na última segunda-feira. No entanto, o presidente do Senado ressaltou que seu advogado, Eduardo Ferrão, entregou nesta quarta-feira "as últimas respostas que deveriam, que precisavam ser entregues, e que dependiam de informações bancárias e sigilo fiscal". Ferrão se recusou, porém, a mostrá-los sob a alegação de que estão sob sigilo de Justiça.

Para investigar o presidente do Senado, o PSOL entregou na última terça-feira uma representação ao Conselho de Ética, que elegeu como presidente nesta quarta-feira o petista Sibá Machado, o que pode favorecer Renan. O senador Antonio Carlos Magalhães (DEM-BA) afirmou que "não vai ter investigação no Conselho de Ética".

Questionado sobre o que faria caso a representação do PSOL chegue à Mesa Diretora do Senado, Renan Calheiros afirmou que não há qualquer questão que não tenha sido respondida. "Você acha que alguém com a responsabilidade de exercer o cargo de presidente do Senado deveria temer alguma gravação, ou algo semelhante, de que pudesse funcionar nesta direção?", indagou.

Calheiros reafirmou que qualquer nova denúncia apresentada responderá por ela. "Esta decisão do que vai acontecer não é minha, não é monocrática. Eu respondi tudo, abri o coração, falei ao país, respondi o que poderia ter sido dito naquele momento, entreguei os documentos e o restante foi feito hoje. Esta é uma avaliação do país e não minha".

Pergunta:

1-Em quantos parágrafos esse texto e dividido?
?

Reciclagem-2

Resíduo
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Um contentor de lixo.
Resíduo ou lixo, é qualquer material considerado inútil, supérfluo, e/ou sem valor, gerado pela atividade humana, e a qual precisa ser eliminada. É qualquer material cujo proprietário elimina, deseja eliminar, ou necessita eliminar.
O conceito de lixo pode ser considerado uma concepção humana, porque em processos naturais não há lixo, apenas produtos inertes. Muito do lixo pode ser reutilizado, através da reciclagem, desde que adequadamente tratado, gerando fonte de renda e empregos, além de contribuir contra a poluição ambiental. Outros resíduos, por outro lado, não podem ser reutilizados de nenhuma forma, como lixo hospitalar ou nuclear, por exemplo.
O termo lixo aplica-se geralmente para materiais no estado sólido. Líquidos ou gases considerados inúteis ou supérfluos, são, enquanto isto, geralmente chamados de resíduos (líquidos ou gasosos). Porém, os termos lixo e resíduos também podem ser utilizados para descrever respectivamente fluidos e sólidos.
Índice[esconder]
1 Tipos de Resíduos
1.1 Por composição
1.1.1 Lixo orgânico
1.1.2 Lixo inorgânico
1.1.3 Lixo tóxico
1.1.4 Lixo altamente tóxico
1.2 Por origem
2 Tratamento
2.1 Aterros sanitários
2.2 Incineradores
2.3 Compostagem
2.4 Biogasificação
2.5 Confinamento permanente
2.6 Reciclagem
3 Ver também
4 Ligações externas
//

[editar] Tipos de Resíduos

[editar] Por composição

[editar] Lixo orgânico
Na concepção técnica o lixo, deve ser visto e analisado sob o prisma biológico, assim lixo orgânico é todo lixo que tem origem animal ou vegetal, ou seja, que recentemente fez parte de um ser vivo. Numa linguagem mais técnica e moderna, abordaríamos os resíduos sólidos, sendo seu componente biológico a matéria orgânica, mas da mesma forma oriundos dos seres vivos, animais e vegetais. Neles pode-se incluir restos de alimentos, folhas, sementes, restos de carne e ossos, papéis, madeira, etc.
Mesmo na atualidade esse tipo de lixo é considerado poluente e, quando acumulado, o lixo orgânico muitas vezes pode tornar-se altamente inatrativo, mal-cheiroso, em geral devido à decomposição destes produtos. Mas, caso não haja um mínimo de cuidado com o armazenamento desses resíduos cria-se um ambiente propício ao desenvolvimento de microorganismos que muitas vezes podem ser agentes que podem causar doenças. Lixo orgânico pode ser decomposto.
O principal componente do lixo orgânico é o lixo humano, composto pelos resíduos produzidos pelo corpo humano, tais como fezes e urina. O lixo humano pode ser altamente perigoso, uma vez que pode abrigar e transmitir com facilidade uma grande variedade de vermes, bactérias, fungos e vírus causadores de doenças. Uma realização primária da civilização humana tem sido a redução da transmissão de doenças através do lixo humano, graças à higiene e o saneamento básico. O lixo orgânico pode ser seletivizado e usado como adubo (a partir da compostagem) ou utilizado para a produção de certos combustíveis como biogás, que é rico em metano (a partir da biogasificação).

[editar] Lixo inorgânico
Lixo inorgânico inclui todo material que não possui origem biológica, ou que foi produzida através de meios humanos, como plásticos, metais e ligas, vidro, etc. Considerando a conformação da natureza, os materiais inorgânicos são representados pelos minerais.
Muito do lixo inorgânico possui um grande problema: quando jogado diretamente no meio ambiente, sem tratamento prévio, demora muito tempo para ser decomposto. O plástico por exemplo, é constituído por uma complexa estrutura de moléculas fortemente ligadas entre si, o que torna difícil a sua degradação e posterior digestão por agentes decompositores (primariamente bactérias). Para solucionar este problema, diversos produtos inorgânicos são biodegradáveis.

[editar] Lixo tóxico
Muito do lixo é tóxico. Lixo tóxico inclui pilhas e baterias, que contém ácidos e metais pesados em sua composição, certos tipos de tinta (como aquela usada nas impressoras), além de rejeitos industriais. Lixo tóxico precisa receber tratamento adequado, ou pode causar sérios danos ambientais e/ou à saúde de muitas pessoas.

[editar] Lixo altamente tóxico
Lixo nuclear e hospitalar entram neste quesito. Estes produtos precisam receber tratamento especial, ou podem causar sérios danos ambientais e/ou à saúde de muitas pessoas. Lixo altamente tóxico deve ser isolado, enquanto lixo hospitalar deve ser incinerado.

[editar] Por origem

Exemplo de resíduo sólido urbano.
Resíduo doméstico: é o formado pelos resíduos sólidos produzidos pelas atividades residenciais e apresenta em torno de 60% de composição orgânica e o restante formado por embalagens plásticas, latas, vidros, papéis, etc.
Resíduo sólido urbano: inclui o resíduo doméstico assim como o resíduo produzido em instalações públicas (parques, por exemplo), em instalações comerciais, bem como restos de construções e demolições.
Resíduo industrial: é gerado pelas indústrias, e é geralmente altamente destrutiva ao meio ambiente ou à saúde humana.
Resíduo hospitalar: é a classificação dada à produtos sem valor e considerados perigosos produzidos dentro de um hospital, como seringas usadas, aventais, etc. Por serem perigosos, podendo conter agentes causadores de doenças, este tipo de lixo é separado do restante produzido dentro do hospital (restos de comida, etc), e é geralmente incinerado. Porém, certos materiais hospitalares, como aventais que mantiveram constante contato com raios eletromagnéticos de alta energia como raios X, são categorizados de forma diferente (o mencionado avental, por exemplo, é considerado lixo nuclear), e recebem tratamento diferente.
Lixo nuclear: composto por produtos altamente radioativos, como restos de combustível nuclear, produtos hospitalares que tiveram contato com radioatividade (aventais, papéis, etc), enfim, qualquer material que teve exposição prolongada à radioatividade e que possue algum grau de radioatividade. Devido ao fato de que tais materiais continuarem a emitir radioatividade por longos períodos de tempo, eles precisam ser totalmente confinados e isolados do resto do mundo.

[editar] Tratamento

Um aterro sanitário.

[editar] Aterros sanitários
Ver artigo principal: Aterros sanitários.
Aterros sanitários são considerados uma maneira prática, barata de destinar os resíduos urbanos e industriais, além de esgoto não tratado. Por isso, são a forma mais utilizada para tratamento de resíduos. Utilizam grandes áreas de terra, onde o lixo é depositado. Porém, inutilizam vários materiais que poderiam ser reciclados, além de ser uma fonte de poluição do solo, de rios e lagos e do ar. A poluição se deve ao processo de decomposição da matéria orgânica que gera enormes quantidades de biogás, que contém metano e outros componentes tóxicos, e de chorume, líquido contendo componentes tóxicos que flue do lixo para o solo e corpos d´água (como rios e lagos) da região.

[editar] Incineradores
Ver artigo principal: Incineradores.
Incineradores literalmente incineram o lixo, reduzindo-o a cinzas. São altamente poluidores, gerando enormes quantidades de poluentes, como gases que contribuem ao agravamento do efeito estufa. É o método utilizado para a destruição de lixo hospitalar, que pode conter agentes causadores de doenças potencialmente fatais.

[editar] Compostagem
Ver artigo principal: Compostagem.
É um tratamento aeróbico, através do qual a matéria orgânica se decompõe em adubo ou composto.

[editar] Biogasificação
Ver artigo principal: Biogasificação.
A biogasificação ou metanização é um tratamento por decomposição anaeróbica que gera biogás, que é formado por cerca de 50% de metano e que pode ser queimado ou utilizado como combustível. O resíduo sólido da biogasificação pode ser tratado aerobicamente para formar composto.

[editar] Confinamento permanente
Lixo altamente tóxico e duradouro, e que não pode ser destruído, como lixo nuclear, precisa ser tratado e confinado permanentemente, e mantidos em algum lugar de difícil acesso, como túneis escavados a quilômetros abaixo do solo, por exemplo.

[editar] Reciclagem
Ver artigo principal: Reciclagem.
A reciclagem é o processo de reaproveitamento de material orgânico e inorgânico do lixo. É considerado o melhor método de tratamento de lixo, em relação ao meio ambiente, uma vez que diminui a quantidade de lixo enviado a aterros sanitários, e reduz a necessidade de extração de mais matéria-prima diretamente da natureza. Porém, muitos materiais não podem ser reciclados continuadamente (fibras, em especial). A reciclagem de certos materiais é viável, mas pouco ou não praticada por ser economicamente inviável. Algumas formas de lixo, em especial, lixo altamente tóxico, não pode ser reciclada, e precisa ser descartado.

[editar] Ver também
Coleta seletiva do lixo
Saco de plástico

[editar] Ligações externas

O Wikimedia Commons possui uma categoria contendo várias mídias sobre Resíduo
Lixo.com.br (em português)
Reciclagem.Net (em português)
Sobre Lixo (em português)
Tópicos relacionados com lixo
Aterro sanitário Composto Esgoto Fossa séptica Caminhão de lixo Incinerador Lata de lixo Lixo eletrônico Lixo espacial Lixo industrial Lixo urbano Lixo radioativo Lixo tóxico Poluição Reciclagem Tratamento de esgoto
Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Res%C3%ADduo"
Categoria: Lixo

Reciclagem-1

Lixo reciclável
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O lixo reciclável é todo material que após ser utilizado pode ser reutilizado para fabricação de novos objetos. Materiais como vidro, plástico, papel e alumínio são os maiores exemplos de lixo reciclável. A reciclagem é uma saída ecológica para amenizar a quantidade de lixo produzida por uma região. Consiste sempre na separação (seleção) e recuperação dos diferentes tipos de materiais orgânicos e inorgânicos. A seleção e a recuperação do lixo urbano no mundo, principalmente em países desenvolvidos já é uma prática rotineira e largamente utilizada. No Brasil, a primeira experiência de coleta seletiva do lixo ocorreu em 1987 em Niterói no Estado do Rio de Janeiro. Em São Paulo, a coleta selecionada foi introduzida em 1989 na própria capital.

[editar] Ligações externas
http://www.usp.br/espacoaberto/arquivo/2003/espaco28fev/vaipara.php?materia=0dicas
http://paginas.terra.com.br/lazer/staruck/lixo.htm
Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Lixo_recicl%C3%A1vel"
Categoria: Lixo

Boas vindas

Espero que voce aproveite ess e tempo para se aprimorar mais tanto na leitura, escrita como nos fatos mais atuais

Quem sou eu

rio de janeiro, riode janeiro
Professor que se interessa sobre os processos de como estudar do aluno